terça-feira, 15 de setembro de 2015

Giro de Notícias do Portal de Parelhas

:::O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse durante o anúncio de cortes no Orçamento de 2016 e das medidas para redução de gastos e aumento de receita, que a nova Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) será destinada para cobrir gastos da Previdência Social. Segundo o ministro Levy, a  CPMF irá integralmente para o pagamento de aposentadorias.

:::O vereador Djalma Alves da Mota (PMDB) apresentou na sessão de segunda-feira (14), da Câmara Municipal de Caicó, com um requerimento sugerindo a realização de uma audiência pública, através do Centro de Estudos e Debates, para discutir a reabertura do Centro Cultural Adjuto Dias e o seu funcionamento. A Fundação José Augusto, órgão do Governo responsável pela manutenção do prédio, providenciou os reparos necessários e contratou a elaboração de um projeto de prevenção a incêndios, exigido pelo Corpo de Bombeiros para a reabertura do local.

:::O governo federal anunciou que pretende congelar o reajuste dos servidores públicos e suspender a realização de concursos, em um esforço para atingir a economia prometida para o Orçamento de 2016. De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o governo está propondo que o reajuste dos servidores passe a valer somente em agosto do ano que vem e não em janeiro, conforme o usual.

:::A senadora Fátima Bezerra reagendou com o ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, audiência hoje (15) para tratar do colapso no abastecimento de água nos municípios de Currais Novos e Acari, no Seridó. A senadora solicitou a reunião após ser anunciado pela Caern a total incapacidade de captação de água no Açude Gargalheiras, manancial que abastece as duas cidades.

:::O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através da promotoria de justiça da Comarca de Caicó, promoverá a audiência pública “Poluição sonora na cidade de Caicó – Atuação educativa-preventiva e repressiva de todas as instituições públicas e privadas”, a fim de debater e identificar soluções para a problemática já bem popular no município. A audiência será realizada dia 23 de setembro, às 13 horas 30 minutos, na sala das sessões do Tribunal do Júri no Fórum Amaro Cavalcante.

:::A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN prorrogou até a quinta-feira (17) o prazo de inscrição no processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, seleção regida pelo Edital 28/2015. O prazo final para o pagamento da taxa de inscrição passa a ser a sexta-feira (18).

:::De acordo com uma pesquisa realizada pela Fiern/Consult, a maioria da população do Rio Grande do Norte tem uma percepção de que o poder de compra da família piorou nos últimos meses, teme perder o emprego e não acredita que Brasil vai superar a crise em um prazo de um ano. A pesquisa também destaca que a maioria da sociedade considera os partidos políticos como instituições menos confiáveis, as religiões como a que têm mais credibilidade e, na avaliação dos serviços públicos, atribui a pior nota à saúde pública e a melhor à coleta de lixo.

:::A Comissão de Assuntos Sociais examinará na quarta-feira (16), em caráter terminativo, projeto destinado a ampliar a garantia de realização de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O relator do projeto, senador Dário Berger (PMDB-Santa Catarina), apresentou substitutivo que mantém a exigência de oferta pelo SUS de mamografia para todas as mulheres a partir de 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário