sábado, 17 de outubro de 2015

Veja 18 passos para se tornar um empreendedor de sucesso

Iniciar qualquer tipo de projeto representa riscos e gera insegurança. E quando o assunto é criar um negócio próprio, as dúvidas adquirem grandes proporções. Afinal, é preciso colocar na balança aspectos pessoais e profissionais antes de tomar uma decisão que exigirá habilidades múltiplas como profissional e gestor, além de impactar consideravelmente a sua rotina e as suas finanças.

Empreendedores costumam apontar diversos motivos quando questionados por qual razão decidiram iniciar um negócio próprio. Muitos justificam o sonho de criar um modelo de negócios inovador e revolucionário, outros sinalizam a identificação de um nicho de mercado carente de opções de atendimento, e ainda há aqueles que encontram no empreendedorismo uma solução para as dificuldades em encontrar uma colocação ou recolocação profissional em empresas.

Independentemente da motivação, o professor Alessandro Saade, docente do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da BSP - Business School São Paulo, explica que para criar e manter um negócio próprio de forma saudável é preciso conhecimento da área em que planeja atuar, visão estratégica, recursos financeiros, equipamentos e mão de obra para dar início às operações, e bom relacionamento com outros profissionais que tenham competências complementares às suas. “Modele seu negócio, comece pequeno, meça os resultados, erre logo, conserte rápido e cresça consistentemente”, aconselha.

Para Cinthya Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper, é importante que antes de empreender seja feita uma auto avaliação das capacidades e fraquezas  para então avaliar se a ideia pode ser transformada em um negócio real. “A decisão de empreender envolve uma série de riscos, é um desafio muito grande. Porém, fazer o que gosta diminui a taxa de insucesso. O dinheiro tem que ser resultado de um bom trabalho, e não a motivação para empreender”, diz.

Por Paula Mor , especial para o iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário