segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ONU anuncia conferência internacional sobre a crise síria

Encontro deve ocorrer em Londres, em fevereiro; anúncio foi feito pelas Nações Unidas e líderes do Reino Unido, Alemanha, Noruega e Kuwait; meta é mobilizar mais doações para ajudar mais de 17 milhões de sírios vulneráveis.
Refugiados que tentam chegar à Europa. Foto: ONU/Mark Garten
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 
A cidade de Londres deve abrigar no dia 4 de fevereiro a Conferência de Doadores para a Síria. 
O anúncio foi feito esta segunda-feira pelas Nações Unidas e pelos governos do Reino Unido, da Alemanha, da Noruega e do Kuwait, que reforçam sua preocupação com o povo sírio.
Segundo a nota, a comunidade internacional tem a responsabilidade de ajudar 13,5 milhões de pessoas vulneráveis e desalojadas dentro da Síria e 4,2 milhões sírios que estão refugiados em outros países.
Ação
Para 2015, a ONU fez um pedido de US$ 8,4 bilhões para garantir ajuda humanitária aos sírios. Mas o ano está quase acabando e até agora foram fornecidos US$ 3,4 bilhões.
Ao anunciar a conferência, as Nações Unidas e os líderes europeus e do Kuwait afirmaram que a comunidade internacional pode fazer mais e que agora é o momento de agir.
Apoio
Líderes de todos os países estão convidados para a conferência, assim como representantes de ONGs e da sociedade civil. A meta é levantar fundos para atender às necessidades dos afetados pela crise na Síria e apoiar os países vizinhos que estão recebendo os refugiados.
Outra proposta é tratar as necessidades de longo prazo dos afetados pela crise, identificando maneiras de se criar empregos, fornecer educação aos sírios e assim, "levar esperança aos que se viram obrigados a fugir de suas casas".
Ao anunciar a conferência, as Nações Unidas e os líderes reafirmam a necessidade de se encontrar uma solução política para acabar com o conflito e para o desenvolvimento de uma Síria "pacífica e próspera".

Nenhum comentário:

Postar um comentário