sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Quarta URSAP realiza reunião com coordenadores de endemias de 25 municípios do Seridó

Francielle Lopes – Diretora da 4.ª URSAP – Foto: Divulgação
Francielle Lopes – Diretora da 4.ª URSAP – Foto: Divulgação
A 4.ª Regional de Saúde – através do setor de endemias – estará realizando uma reunião com os coordenadores de endemias dos 25 municípios jurisdicionados a 4.ª URSAP, com objetivo de repassar a Nova Diretriz das Ações de Combate ao Aedes aegypti. Essa diretriz foi repassada pelo Ministério da Saúde à SESAP.
A reunião é uma extensão da reunião que foi realizada nesta segunda-feira, 04, pela SESAP através de sua Coordenadoria de Promoção à Saúde, que discutiu a situação do Rio Grande do Norte em relação aos casos de dengue, zika, chikungunya, infestação predial, municípios em estado de alerta, além da assistência aos usuários.
Aconteceu na mesma oportunidade a implementação da Sala de Situação Estadual, que deverá concentrar o monitoramento das ações de campo desenvolvidas diariamente pelos municípios para combater o Aedes aegypti. Esse monitoramento será repassado dos municípios para as Regionais de Saúde, e enviados destas para a SESAP.
“A reunião em Natal foi muito produtiva. A regional de saúde vai acompanhar diariamente todas as ações que forem desenvolvidas pelos municípios e é responsável para repassar esses dados para o nível central (secretaria de estado em Natal) e de lá serão encaminhados para o Ministério da Saúde”, disse Francielle Lopes – Diretora da 4.ª URSAP em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Agência de Notícias Correio do Seridó).
Ela confirmou que no dia 20 de janeiro está prevista uma reunião na regional de saúde com os gestores municipais, para decidir as responsabilidades no tocante à assistência aos pacientes que já foram acometidos pelos zika vírus. “É um problema de saúde muito grave e que todas as instituições públicas estão em alerta. A luta é contínua, o problema é dinâmico e a gente espera que as providências, a partir da problemática que venha sendo apresentada, a gente vai conseguir adequar à rotina da assistência pública”, afirmou Francielle Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário